Blog

VOCÊ PROTEGE A SUA MARCA?

VOCÊ PROTEGE A SUA MARCA?

29-05-19 | Propriedade Industrial, Sem categoria

Muitas pessoas não registram a marca da sua empresa, seja por não querer investir um valor para isso ou por desconhecimento da importância de ter sua marca registrada. Todo mundo conhece a Apple, mas você sabia que um dos bens mais valiosos da Apple é a sua marca? O valor avaliado para a marca da Apple é de US$214,5 bilhões. A maçã é exclusiva da Apple, se alguém tentar utilizar esse logotipo, vai sofrer uma ação indenizatória, pois a Apple possui a marca registrada. E se a marca não fosse registrada? Vocês acham que a Apple seria tão famosa e teria todo esse patrimônio? Se qualquer um pudesse usar a maçã, vocês acham que a marca teria todo esse prestígio?

Vamos lá, você tem uma empresa que se chama “Super Brinquedos”, com um logotipo exclusivo, pensado no seu público-alvo, e você atua há mais de 20 anos com esse nome, no entanto, não tem a marca registrada. Em um dia qualquer você recebe uma notificação de uma outra empresa que também possui o nome “Super Brinquedos”, pedindo para você parar de utilizar esse nome, pois ela detém o registro da marca, e só ela pode utilizar esse nome e se você não o fizer, serão tomadas as medidas judiciais cabíveis.

“Ah, mas eu atuo há 20 anos nesse ramo, com esse nome, será que eu posso perder a minha marca?” A resposta é sim, há possibilidade. Claro que há vários requisitos e a alegação de que a pessoa tem a marca registrada, pode ser contestada.

Mas aí eu pergunto, vale a pena correr o risco de perder a sua marca, pois você não fez o registro dela logo que abriu a sua empresa?

Vamos supor que o registro da marca não foi feito, quando da constituição da empresa em razão de custos. 20 anos se passaram, e por uma outra empresa ter o mesmo nome registrado, você não pode utilizar mais o seu nome (marca). Quais serão seus prejuízos se você não puder mais utilizar o nome conhecido no mercado por 20 anos?! É quase como começar do zero, trocar o nome da sua empresa, mesmo que tenha uma clientela fiel, depois de tanto tempo, pode trazes sérios e grandes prejuízos.

Valorize mais a sua marca, registre-a, antes que alguém o faça!

Isadora Pavoni

OAB/RS 113.720

Compartilhe nas Redes